Freguesia
Entrada
Localização
Património
História
Tradições
Locais de Interesse
Informações
Colectividades
Empresas & Comercio
Video
Postais digitais
Livro de visitas
Links
Autarquia
Executivo
Assembleia
Informação autárquica
Heráldica
Contacto
Editais
Actividades
Vila Chã de Braciosa
Fonte de Aldeia
Freixiosa
Forum
 
 
  Entrada seta Informações  
     
 
Informações PDF Imprimir e-mail

População
No início do século XlX, a freguesia de Vila Chã de Braciosa contava com cerca de 338 habitantes e 94 fogos. Em meados desse século, o número de moradores ascendia aos 549, os fogos eram 152. No ano de 1849 registava-se um total de 25 nascimentos.

Decorridos mais de 2 séculos, o número de residentes em Vila Chã de Braciosa é hoje, segundo o Instituto Nacional de Estatística, de 391. Grande parte da população é idosa, devido à desertificação de que a freguesia tem sido vítima, em virtude da partida dos jovens para o litoral do país ou mesmo para o estrangeiro.

Desenvolvimento Económico
Vila Chã de Braciosa é uma freguesia rural em pleno Planalto Mirandês que vive essencialmente da agricultura e pecuária, onde está bem presente o comunitarismo. Aqui ainda é possível admirar a forma artesanal do cultivo da terra, assim como em quase toda a região, embora esta prática esteja a ser gradualmente preterida por outras mais rentáveis e de esforço físico, como a agricultura mecanizada.
O sector primário assume-se, portanto, como o sector predominante na vida económica da freguesia. As culturas principais são os cereais, a vinha, a oliveira e os produtos hortícolas. Para além disso, a população dedica-se à criação de gado. Por outro lado, a carência a nível de serviços públicos, do comércio e da restauração (de que a freguesia beneficiaria se estes existissem) é notória na freguesia.

No que diz respeito ao ensino, usufrui de duas escolas do primeiro ciclo do ensino básico. A Escola E.B. 1 de Vila Chã foi construída em 1931, sendo que, apenas uma parte do edifício está a ser utilizado actualmente pela mesma, que é constituída por uma sala de aula, um corredor e duas salas mais pequenas, utilizadas durante o Inverno, no período, de temperaturas mais baixas. Em toda a freguesia, a escola do primeiro ciclo já não está em funcionamento.

 

 

 

 
 
[+|-] Energica